Foto de um bandido saindo da tela de um notebook indo rumo a dois cartões de crédito

Dicas de como não cair nos golpes de Pirâmide e PIX

Autor: Celso Fukushima

Alguma vez você já foi abordado para entrar em alguma “Aplicação Financeira” que rende uma taxa muito acima do mercado?

Ou então, recebeu uma mensagem de algum conhecido pedindo para fazer um PIX?

Pois é sobre isso que vamos abordar neste artigo, para que você se proteja e mais, vamos te dar dicas para não cair nesses golpes. Bora lá?

Pirâmide Financeira

O esquema de pirâmide financeira é um golpe que pode envolver, ou não, algum produto para venda. A principal característica é prometer alta rentabilidade àqueles que  aderem e levam novos membros para o negócio.

A pessoa investe para entrar e uma parte do recurso vira uma remuneração para quem lhe indicou. O novo integrante, por sua vez, precisa levar outras pessoas para compor a pirâmide e obter lucro.

Parece simples de identificar, mas não é. Para exemplificar o operador financeiro Bernie Madoff, operou a maior pirâmide financeira da história dos Estados Unidos por mais de 15 anos e causou prejuízo de 65 bilhões de dólares.

Pirâmides com Criptomoedas

Ah este golpe é muito sedutor e eu diria que é um dos que eu mais recebo convites. Isso ocorre porque a maioria das pessoas não sabem nada de criptomoedas e, portanto, o “suposto lucro” é aceitável nas nossas cabeças. Ganhos de 5%, 10% ao mês realmente enchem nossos olhos. Vemos as pessoas comuns como nós, fazendo grandes fortunas em pouco espaço de tempo, com carros de luxo e mansões que impressionam. E de fato quando vemos essas pessoas proferindo palestras sentimos verdade no que estão falando, porque elas mesmas não sabem que fazem parte de uma pirâmide.

Aquele seu amigo de infância que estava duro, agora está viajando e aproveitando a vida, em curto espaço de tempo e continua a te convidar para fazer parte deste mundo. Sedutor não é mesmo? Você resiste por um mês; seis meses, um ano. E depois acaba se rendendo, afinal nenhum esquema de pirâmide dura tanto tempo, correto?

E então você entra, e começa a ganhar dinheiro. Um mês, dois meses, três meses. Nossa o negócio é sensacional!!! Você vende carro, casa, apartamento, toma empréstimo e coloca todo o seu dinheiro neste “negócio” e mostra para seus melhores amigos que o negócio realmente funciona. E de repente bummmmm!

Um belo dia a plataforma sai do ar. E você não consegue retirar o seu dinheiro, seu amigo que te trouxe para o negócio está desolado também. As pessoas que você trouxe para o negócio também estão desoladas. A empresa avisa que está tomando todas as medidas judiciais para voltar a operar, para dar uma certa esperança e você nunca mais vê o seu dinheiro. E é assim que funciona. Triste não é mesmo?

Como evitar cair nesse tipo de golpe?

Existem algumas formas de reconhecer uma pirâmide financeira:

  • Promessa de dinheiro fácil;
  • Divulgação de padrão de vida luxuosos;
  • Sem clareza sobre como a remuneração é obtida;
  • Foco no recrutamento de novos integrantes;
  • Empresas não registradas por órgãos reguladores brasileiros;
  • Oferecem um contrato registrado em cartório. Isso não é garantia;
  • Oferecem um seguro de uma seguradora desconhecida. (Toda seguradora deve ser registrada na Superintendência de Seguros Privados -SUSEP- e você precisa conferir isso;

Golpe do Pix!

Um belo dia você recebe uma mensagem de um conhecido dizendo que precisa de um dinheiro para quitar um boleto e que vai lhe devolver amanhã mesmo quando o banco normalizar os pagamentos. Ou então o suposto conhecido manda uma mensagem dizendo que trocou de celular e que está precisando urgentemente de um PIX.

Dois anos após o advento do PIX, parece até fácil identificar o golpe não é mesmo? Vamos ilustrar mais alguns:

Lojas com promoções maravilhosas!

Propagandas feitas pelas redes sociais com desconto maravilhoso se a compra for feita por PIX. Eita, que vontade danada de aproveitar esta promoção não é mesmo? Entretanto, após a compra você não recebe a mercadoria e percebe que o endereço do site não era exatamente daquele site famoso de compras.

QRCode errado!

Você é convidado (por email, whatsapp, etc.) a criar um QRCode com a sua chave PIX de alguma instituição bancária. Inofensivo, aparentemente. Você fica feliz da vida e distribui livremente o seu QRCode. Entretanto o QRCode criado faz depósitos em outra conta corrente e não a sua.

Presente de Grego!

E se o golpe vier camuflado por um presente entregue na sua casa por ocasião do seu aniversário? Pois foi assim que minha vizinha perdeu 5 mil reais. O golpe funciona assim: um dia aparece na sua casa um entregador com belo presente (chocolates, flores, etc.) e diz que você precisa pagar o frete de 5 reais e mais tem que ser no débito. Você pega o seu cartão de débito e passa, afinal são apenas 5 reais não é mesmo? Pois é, só que maquininha do cartão está com o visor danificado e você só enxerga os 5 reais. Não enxerga que o entregador digitou 4995,00 reais. E mais, se passar uma vez, ele vai dizer que deu erro e pedir para você passar novamente. No caso da minha vizinha, ela passou “apenas” uma vez. Cadê o PIX nessa história? Não tem, mas este golpe é tão atual (outubro/2022) que creio ser importante mencionar.

Como se proteger desse tipo de golpe?

∙ Mantenha a calma;

∙ Recebeu uma ligação? Desconfie;

∙ Na dúvida, ligue para a pessoa e converse por voz;

∙ Nunca passe o código do token (aquela senha de uso único) para ninguém, exceto nas situações em que você originou a ligação. Mesmo assim, preste atenção se o número que você ligou é confiável e público daquela instituição financeira;

  • Ative a “Confirmação em duas etapas” do Whatsapp, que fica opção “Conta”;
  • Desconfie de links recebidos por email, whatsapp, etc;
  • Desconfie de promoções boas demais;
  • Desconfie de presentes recebidos. Ninguém vai te mandar um presente e cobrar o de você o frete.

Caí no golpe: e agora?

Difícil de dizer isso, mas é importante. Assuma a perda e não fique lamentando o resto da vida. O tempo máximo de lamentação deve ser algo em torno de 5 minutos 😊.

Reflita sobre os aprendizados que você adquiriu, faça um boletim de ocorrência e avise os seus familiares e amigos do ocorrido para que ninguém passe pelo que você passou.

Sobre o autor: Celso é voluntário da Bem Gasto, palestrante, empresário no ramo de treinamentos em Finanças/Investimentos e investidor em ativos imobiliários e financeiros. No tempo livre estuda espiritualidade e física quântica.

Deixar uma resposta