Autora: Inês V. Bruno
O termo “mudança” é encantador, pois é acessível a todos! Sabemos o que temos que fazer para emagrecer, gastar menos, poupar, estudar mais, etc. Quando a pessoa tem esse autoconhecimento, ela se torna imparável.
Na verdade, não existe Educação Financeira sem mudança de mentalidade. Não adianta ensinar onde investir se a mentalidade é de gastar mais o que ganha, não é mesmo? A mudança aqui é para termos bons hábitos financeiros. Isso não quer dizer que é fácil, mas é possível. Você tem que querer mudar, pois a responsabilidade é sua.
Segue 3 tópicos importantes para seu conhecimento e autodesenvolvimento:
1) Vai doer: sair da zona de conforto dói. Mesmo que você não esteja satisfeito com sua condição financeira atual, mudar exige sacrifício, concorda?
2) Mudança de mentalidade: a mudança de comportamento acontece pelo prazer, pela dor ou por repetição.
Exemplo: São objetivos prazerosos fazer uma viagem internacional, pagar a faculdade ou intercâmbio dos filhos, ou fazer uma pós-graduação para melhorar profissionalmente.
Esse exemplo já dói só de pensar: ver sua mãe ou irmã doente e não poder ajudar financeiramente. Estar atolado em dívidas, levando para o fundo do poço o seu casamento, sua família, sua saúde. Então, decide que nunca mais vai passar por isso.
E como uma mudança ocorre por repetição? Dando pequenos passos de cada vez. Ter consistência é o segredo!!!
Por exemplo, quer perder peso e ser mais saudável? Que tal deixar o fast food 5 vezes na semana e mudar para 2 dias?
Que tal dar uma olhada em seus pacotes de assinaturas e escolher o que você mais usa?
Tomar consciência é ter clareza para onde quer ir!
3) Entender que o tempo é um fator importante: quanto mais jovem você poupar e investir, mais cedo seu dinheiro vai trabalhar para você.
Quanto mais você demorar para tomar a decisão de mudar a vida financeira, mais você trabalhará para o dinheiro.
Não espere a mudança do mundo. O mundo não vai mudar!
A mudança depende de você!
A sua vida está nas suas mãos. Nada melhora, a não ser que você queira que melhore.
Assuma o controle de sua mente, deixe de ser a vítima e se comprometa com a sua vida e com seus objetivos.
Você é responsável pelo resultado que tem hoje. A responsabilidade da mudança também é sua.
Você cria os seus resultado e com isso você cria o seu destino. Isso é ótimo, pois cada vez mais você tem mais certeza que pode conquistar a vida que quiser.
Todos os recursos para a mudança estão dentro de você. Se comprometa 110%! Você é uma pessoa incrível! Assuma o controle de sua vida e seja imparável! Sim, você pode!
Sobre a autora: Inês é dentista, Master em PNL e sócia da CSIB Finanças. Está cursando atualmente MBA em Hipnoterapia e adora qualquer assunto sobre como a nossa mente funciona.