Acreditamos que a educação financeira é um passo importante para melhorar a condição social do cidadão.

Missão

“Fornecer ferramentas para a sociedade administrar melhor a sua renda e usar o dinheiro de forma consciente.”

Visão

“Mudar o mundo através da educação financeira”

A História da Bem Gasto

O compromisso da Bem Gasto é instruir e informar sobre finanças de forma simples, direta e de modo a respeitar o perfil e o momento de vida de cada um.  Atendemos a cidadãos de todas as idades – de crianças a indivíduos da terceira idade. 

A partir de nossas aulas, workshops, orientações e outras atividades, ajudamos a construir um pensamento crítico sobre as escolhas do dia a dia e como essas decisões impactam no futuro de nossos alunos. 

Esse é o nosso jeito de falar sobre dinheiro: sem fórmulas prontas e sem recitar regras do mercado financeiro que quase ninguém entende.  A Bem Gasto convida ao diálogo com assuntos que realmente interessam: organização das finanças, orçamento, endividamento, como guardar e aplicar dinheiro e, principalmente, como transformar sonhos em realidade.

60+

Voluntários

7000+

Alunos

300+

Aulas

A Bem Gasto está alinhada com a Agenda 2030 da Onu

A Agenda 2030 é um plano de ação desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. 

O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do que o planeta é capaz de suportar. Essas metas, bastantes claras, são abrangentes  para que todos os países adotem de acordo com suas prioridades e atuem no espírito de uma parceria global para a melhoria do futuro.

Os projetos da Bem Gasto estão alinhados a Agenda 2030 e atende às ODSs 4, 8 e 10.

Educação Financeira como parte da nova Base Nacional Curricular Comum – BNCC

A nova Base Nacional Curricular Comum, que define as novas diretrizes de educação no Brasil, incluiu a Educação Financeira como um dos temas transversais que deverão constar nos currículos de todas as escolas do território nacional.

Isso significa que esse tema deve fazer parte de uma lista de assuntos que devem ser incorporados às propostas pedagógicas dos estados e municípios.

A Bem Gasto é uma instituição com o selo ENEF

A Bem Gasto é uma instituição reconhecida pela Estrategia Nacional de Educacao Financeira (ENEF), do Banco Central do Brasil. 

O selo é dado às iniciativas que estão em conformidade com os objetivos e as diretrizes da ENEF, bem como com os critérios estabelecidos pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) contidos no edital.

Veja a lista de instituições >>

Gostou do nosso trabalho?

Então conheça o time de voluntários

Voluntários

Todo o trabalho é feito pelos voluntários espalhados pelo Brasil. Eles ajudam a instituição como professores, produtores de conteúdo ou ainda em funções administrativas, como marketing, parcerias e RH. Esse grupo de pessoas torna possível o trabalho da Bem Gasto.

Parceiros de aulas

Nossos parceiros são a ponte para alcançar nossos alunos. Contamos com o apoio de parceiros institucionais e grandes personagens do mundo financeiro, que também têm a missão de mudar o Brasil através da educação.

Embaixadores

Parte do programa de expansão geográfica, os embaixadores levam a Bem Gasto à todos os cantos do Brasil, através de um programa de comunicação e formação de parcerias e gestão local de voluntários.