Relatório

O que o é Boletim Focus? Entenda pra que serve e qual sua importância

Autora: Letícia Ferreira da Rosa

Sabe quando tudo segue “numa relax, numa tranquila, numa boa” e de repente a vida te dá um “duplo twist carpado” e te obriga a revisar os planos da vida? Pois é.

Desde pandemias, até idas e vindas de projetos pessoais e familiares, a dinâmica da vida nos faz ressignificar muitas coisas e mudar os planos; seja desde postergar eventos comemorativos (quem aí teve que postergar a data do casamento e renegociar todos os 15 contratos com fornecedores e parceiros? Eu!) ou mesmo mudança de cidade e com isso a necessidade de negociar o cancelamento antecipado de um contrato de aluguel e principalmente a importância de negociar um reajuste salarial (dissídio) e preço dos seus serviços prestados. Como fazer tudo isso se não conhecermos um pouquinho do cenário econômico e suas expectativas?

Objetivo do Boletim Focus e onde ele é disponibilizado

Enfim, a notícia boa é que os números estão aí, disponíveis para nos apoiar a resolver todos esses imprevistos que fazem parte da vida de todo mundo né, e um dos objetivos do Boletim Focus é ser uma ferramenta que apoie cidadãos e empresas nessa jornada. Viva las ciencias económicas!

Disponibilizado semanalmente pelo Banco Central desde 2001, o Boletim Focus é um Relatório de Mercado e tem por objetivo demonstrar indicadores econômicos e informações financeiras relevantes, além de projeções para os principais índices de preços (IPCA, IGPM), taxas de câmbio, taxa Selic e outros índices relacionados principalmente à atividade econômica.

Elaborado por profissionais do Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudo Especiais (Gerin), o Boletim Focus é o resultado de muita pesquisa feita com diversos bancos e instituições financeiras, além de consultorias especializadas, para identificar tendências e expectativas de mercado. Atualmente são cerca de 140 instituições cadastradas.

Portanto, podemos dizer que são projeções de mercado e não do Banco Central. As informações são coletadas nos 30 dias corridos até a data de referência do relatório e divulgadas toda segunda-feira às 8:30.

Informações divulgadas pelo Boletim Focus

O resultado de todo esse trabalho é uma tabela com resultado dos cálculos considerando a mediana¹, apresentado por tabelas e gráficos:

As tabelas representam tendências de curto prazo, assim como o número de semana em que vem ocorrendo o último comportamento e o número de respondentes, como essa abaixo divulgada no último dia 12 de novembro de 2021:

Já os gráficos apresentam a trajetória dos últimos 12 meses e a previsão para 3 exercícios (anos) seguintes:

Entre os índices mais relevantes apresentados no relatório, podemos destacar:

  • IPCA (índice nacional de preços ao consumidor) – mede a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo e é calculado pelo IBGE;
  • IGP-M (índice geral de preços – Mercado) – mede a inflação ponderando 3 outros índices que são IPA, IPC e INCC; é calculado pela FGV.
  • Taxa de Câmbio –expressa a condição de troca entre duas moedas e dois países.
  • PIB – crescimento do Produto Interno Bruto e expectativa da atividade econômica.

O Boletim Focus é visto como uma importante ferramenta de apoio ao planejamento econômico de cidadãos e empresas, pois com base nas expectativas dos agentes de mercado é possível tomar decisões de curto, médio e longo prazo mais seguras e embasadas em uma premissa² externa e consistente.

Além disso, também é um importante direcionador para as decisões de políticas monetárias, gerando relatórios diários para a Diretoria Colegiada do BC, auxiliando por exemplo o COPOM nas definições estratégicas da taxa SELIC.

E como acessar?

Você deverá entrar no endereço https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus e lá você terá disponível todos os relatórios divulgados nas últimas semanas.

Quer uma boa dica?

Você pode se inscrever para ser incluído na lista de e-mail do Focus para receber o Relatório Focus semanalmente, toda segunda-feira as 8:30. É só preencher alguns dados pessoais no endereço a seguir: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/inscricao_focus e você receberá um sumário com os principais indicadores, como este quadro abaixo:

Importância do Boletim Focus no mundo corporativo

Hoje, eu atuo na gestão financeira de uma fintech³ e acompanho semanalmente os relatórios Focus que chegam no meu e-mail toda segunda-feira. Divulgo internamente à toda a gestão executiva da empresa, assim como ao time financeiro. As informações são utilizadas em nossas tomadas de decisão, por exemplo, em planejamento estratégico e projeções orçamentárias, em negociações de preços com fornecedores e parceiros, ou mesmo em negociações comerciais com clientes.

Eu considero hoje o Boletim Focus uma ferramenta essencial para apoiar cidadãos e empresas em suas tomadas de decisões de forma mais consistente.

¹mediana: valor que divide um conjunto de valores ordenados em partes iguais.

²premissa: hipótese ou fato inicial a partir do qual se inicia um raciocínio ou um estudo.

³fintech: termo utilizado para empresas de finanças e tecnologia. É o uso de tecnologia e inovação aplicadas na solução de serviços financeiros.

Sobre a autora: Letícia é economista, Gestora em Finanças e voluntária da ONG Bem Gasto. Ela é geminiana com ascendente em câncer, ama encontros de família e de se reunir os amigos para uma boa jogatina. Ela é batuqueira no carnaval e praticante de yoga.

Fontes:

https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus

https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/expectativasmercado

https://pt.wikipedia.org/wiki/Relat%C3%B3rio_Focus

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?=&t=o-que-e

Deixar uma resposta