cérebro

Cérebro sabotador: um dos nossos maiores inimigos financeiros

Autora: Flavia Mesquita

Já parou pra pensar a razão de ser tão difícil mudarmos de comportamento em relação ao dinheiro? Será que temos total domínio sobre o nosso cérebro???

Estudos e teorias do cérebro sabotador

Há muitos estudos sobre psicologia econômica e um dos principais fatores que acabam prejudicando a mudança de comportamento é o nosso próprio cérebro.

Muitas pessoas compulsivas em gastos/compras sabem do seu ponto fraco, mas se elas sabem que devem parar de gastar em excesso, qual o motivo de persistirem no erro?

Na verdade, há muitas teorias explicando que o nosso cérebro nos induz a tomar decisões que são mais habituais. Existe uma teoria chamada “JAQUE”, que é mais ou menos assim: Já que estou cheio de boletos pra pagar, mais um não vai fazer diferença. Já que estou endividado, vou comprar mesmo!

Perceba que são desculpas que o próprio cérebro cria e faz com que muitas pessoas continuem errando.

Como “vencer” o nosso cérebro?

Tendo ciência desse assunto, toda vez que achar que está sendo manipulado por ele, você deve pensar nas consequências negativas daquelas ações e ter em mente quais são os seus pontos fracos, quando trata-se de finanças.

Por exemplo: se você é uma pessoa que adora comprar roupas, pra que ir ao shopping se sabe que vai gastar desnecessariamente? Não vá!!!

Não é uma tarefa fácil, mas a constante tentativa de mudança faz com que aumente a probabilidade de vencermos a nossa mente sabotadora.

Portanto, devemos estar atentos para que o cérebro sabotador não nos atrapalhe em vários “segmentos” da nossa vida!

Sobre a autora: Flavia é voluntária da Bem Gasto desde 2019, especialista em investimentos e ama viajar, conhecer restaurantes e tocar violão!

Deixar uma resposta