Dicas valiosas de como poupar dinheiro todos os dias!

Autora: Fernanda Miranda

Gastar menos do que ganha e poupar são as primeiras recomendações para quem pretende caminhar rumo à prosperidade financeira. Embora estejamos carecas de saber a importância desses passos, não são poucos os obstáculos que nos desafiam e que nos impedem de conseguir colocá-los em prática.

Que atire a primeira pedra quem nunca terminou o mês se questionando como conseguiu gastar mais do que podia sem saber como, aonde e por quê. Para ajudá-los nesse processo, trazemos algumas dicas essenciais para obter sucesso nessa caminhada. Vamos lá!

Dicas valiosas para economizar!

  1. Conheça a sua realidade financeira: essa primeira etapa consiste em entender qual é o total da renda e os gastos mensais (individual e/ou familiar)
  2. Separe os gastos por tipo: analise os gastos e entenda quais são os gastos fixos (aqueles que precisam ser pagos todos os meses) e os gastos variáveis (aqueles que ocorrem aleatoriamente e que não são essenciais)
  3. Faça um acompanhamento semanal ou diário: Não importa se isso é feito por um app, através de anotações em um caderno ou no Excel. O essencial nessa etapa é anotar todos os gastos e entender em que o dinheiro está sendo gasto  
  4. Corte despesas desnecessárias: Os passos anteriores vão te permitir ter uma visão mais clara da sua realidade financeira. Uma vez que isso estiver claro, fica mais fácil entender o que pode (ou deve) ser cortado parcial ou totalmente.
  5. Cuidado com os pequenos gastos: Quando pequenos gastos se acumulam, eles podem fazer bastante diferença. Por isso é importante anotar tudo!
  6. Atenção com às compras por impulso: Quando bater aquela vontade de fazer uma comprinha, pare e pergunte-se: Eu quero? Eu posso? Eu preciso? Muitas vezes essa pausa nos ajuda a frear os impulsos.
  7. Compare preços: Uma boa pesquisa de preços pode nos poupar dinheiro e tempo; para nossa sorte, hoje em dia há ferramentas que fazem isso online, como o Zoom, Buscapé, entre outros.
  8. Utilize programas de pontos, milhas e cashback: Hoje em dia quase todos os cartões possuem algum desses programas. Saber utilizá-los nos ajuda a economizar de maneira bastante eficiente, mas sempre tomando cuidado com os gastos.

Sobre a autora: Fernanda Miranda é voluntária da Bem Gasto, tem o Instagram @financascomfer e adora ler!

Deixar uma resposta