Foto de um monitor com vários gráficos de alteração de valor.

Entenda o que é marcação a mercado

Autor: Murilo Alberto de Souza Martins

A marcação a mercado é a precificação dos ativos, passivos e dos bens em geral, fazendo com que os bens e consequentemente os investimentos oscilem de valor dia após dia, incluindo os títulos de renda fixa.

Isso ocorre porquê a economia, em linhas gerais, trabalha com oferta e demanda. Quanto maior a oferta, menor tende a ser os preços; quando a demanda supera a quantidade de bens ofertados, os preços tendem a subir, visto que por conta da escassez, mais pessoas estarão dispostas a pagar mais para ter um determinado produto.

Nos investimentos também nos depararmos com uma outra vertente de análise, que é a proporcionalidade entre risco e retorno. Se um ativo possui mais risco, certamente exigiremos que traga mais retorno para que compense essa incerteza, trazendo assim uma modificação na valoração dos investimentos a partir dessa percepção.

Mas como eu percebo a Marcação a mercado nos investimentos?

Certos ativos possuem uma avaliação padronizada, como é o caso de grandes empresas que possuem ações negociadas em bolsa de valores, o que facilita a avaliação quase que instantânea da empresa, como é caso recente da baixa na cotação das ações da VALE (VALE3) horas após a China anunciar medidas de restrição para combate ao COVID-19, fazendo com que o mercado precifique uma redução nas exportações devido a baixa demanda por minério.

Dificilmente observaríamos a oscilação de preço de um imóvel nessa velocidade, ou até mesmo de um trimestre para o outro, mas se estivermos investidos em renda fixa certamente iríamos perceber, pois a cada trimestre o COPOM (Comitê de Políticas Monetárias) se reúne para debater a taxa de juros básica da economia – SELIC, impactando na rentabilidade da renda fixa.

Nesse período de alta inflação, a resposta dos investidores é muito veloz, fazendo com que muitos ativos oscilem a depender das previsões de como a economia irá se comportar.

No mês de agosto/2022 o COPOM elevou a taxa SELIC, fazendo com que o mercado percebesse que a inflação não estava controlada e consequentemente os investidores em rendas fixas cobrassem mais retorno para seus investimentos. No entanto, um mês após esse fato, o mercado precificou que devido a redução nos preços dos combustíveis haveria uma menor pressão inflacionária, indicando uma manutenção ou até mesmo redução na taxa SELIC, causando uma menor rentabilidade aos investimentos de renda fixa. Veja abaixo uma matéria publicada no Infomoney que mostra o impacto no preço dos combustíveis.

(https://www.infomoney.com.br/onde-investir/tesouro-direto-juros-de-prefixados-avancam-para-ate-1222-ao-ano-em-dia-de-forte-alta-das-treasuries/#:~:text=Nos%20t%C3%ADtulos%20atrelados%20%C3%A0%20infla%C3%A7%C3%A3o,%2C%20de%205%2C94%25.)

Essa dinâmica nos preços dos ativos e passivos é denominada a expressão “Marcação a mercado”, que indica a constante avaliação sobre os ativos, passivos e bens em geral.

Sobre o autor: Murilo é voluntário da Bem Gasto, especialista em investimentos, advogado e pós-graduando em Finanças e Controladoria pela USP/Esalq. No tempo livre, tem hábito de ler e passar o tempo livre com a família.

Deixar uma resposta