Autora : Leide Reis
O que é um orçamento financeiro familiar/pessoal
O orçamento financeiro familiar/pessoal é uma ferramenta utilizada para acompanhar os gastos e despesas por período pré-estabelecidos. “O bom senso nos induz a acreditar que a periodicidade ideal de um orçamento doméstico é a mensal, pois os gastos da família repetem-se a cada mês” (CERBASI, 2012), assim podemos definir um ciclo mensal para recomeçar o acompanhamento e controle.
O orçamento financeiro é parte do planejamento e organização financeira, isto é, uma fotografia financeira que mostra detalhadamente como seu dinheiro está sendo gasto, possibilitando conhecer seus hábitos de consumo. A elaboração de um orçamento familiar/pessoal é essencial para visualizar, controlar e acompanhar seus gastos e despesas, e assim, poder alinhá-las com a sua renda mensal.
Como elaborar um orçamento financeiro familiar/pessoal
Ao iniciar a construção de um orçamento financeiro, deve-se conhecer e anotar informações pertinentes à sua renda/salário, seus gastos e despesas. Saiba que existem diversos tipos de ferramentas para controle e acompanhamento do seu orçamento, do básico ao mais sofisticado, da caderneta (modelo simples e tradicional), planilha eletrônica do Excel aos diversos tipos de aplicativos para controle financeiro. Utilize a forma que se sentir confortável, preferencialmente a forma mais simples e prática para sua realidade diária.
Ao escolher a ferramenta ideal, comece lançando os dados para cada item do seu orçamento. Recomenda-se agrupar todos os itens por categorias: receitas, despesas fixas e despesas variáveis.
As despesas fixas ocorrem todos os meses, por exemplo o aluguel, taxa de condomínio, plano de saúde, mensalidade escolar e conta de energia. Já as despesas variáveis são aquelas que variam conforme o consumo, como por exemplo: alimentação, transporte, presentes e lazer.
Ressaltando que apenas montar um orçamento financeiro familiar/pessoal não mudará sua forma de lidar com seu dinheiro. O que lhe proporcionará resultados e melhorias será o conhecimento e análise dos dados lançados no seu orçamento e sua ação sobre essas informações. O histórico dos dados lhe permitirá refletir sobre seu padrão de consumo e assim definir suas prioridades.
Diante disso, inicie planejando seu orçamento financeiro estabelecendo objetivos, elabore metas e assim você terá um método consistente e viável pronto para ser executado com sucesso. Sempre que você atingir um objetivo, seu orçamento passará por ajustes para inserção dos seus novos objetivos e planos.
Analise seu orçamento todo início de mês com base no que acabou de fechar, pois é nesse período que você tem condições de tomar decisões acerca do uso do seu dinheiro, administrar as possibilidades para otimizar a receita disponível e verificar quais gastos pode mudar, reduzir ou substituir.
Conclusão
O controle do orçamento financeiro nos permite conhecer nossos hábitos de consumo, gerir melhor nosso dinheiro e planejar o uso da renda, visando manter as finanças equilibradas afim de proporcionar realização dos nossos sonhos. Escolha a forma que se enquadre na sua rotina, faça anotações dos seus gastos e receitas, sempre analise esses dados ao iniciar um novo mês. Anote planeje, trace metas, tome decisões e dedique-se ao que te proporcione realização e liberdade financeira.
Leide Reis é uma economista, investidora desde 2015 e mãe de um príncipe. Desde 2022 se dedica ao mundo das finanças, principalmente disseminando a importância da Educação Financeira para proporcionar transformação na vida financeira das pessoas e das famílias. Além disso ela gosta de turistar com a família, lazer cultura e muita leitura.