Saiba como iniciar um orçamento inteligente de forma simples!

Autora: Luciana Sampaio

Poucas pessoas tiveram a oportunidade de ter uma educação financeira para administrar seus recursos e maximizar seus ganhos. Cuidar com sabedoria e reconhecer o quanto devemos melhorar nosso comportamento em relação ao dinheiro, auxiliará a passar de agente deficitário para uma situação de equilíbrio e prosperidade.

Por onde começar a elaborar o orçamento

Para elaborar um Orçamento inteligente, terá inicialmente de identificar como se relaciona com o dinheiro e aprender a lidar de forma responsável com suas finanças pessoais. Esse é o primeiro e principal passo que te conduzirá ao autoconhecimento, a uma vida financeira estável e irá colaborar para o alcance de seus projetos a longo prazo.

Algumas crenças comportamentais em relação ao dinheiro que devemos repensar:

“Dinheiro só traz desgraça”

” Dinheiro na mão é vendaval”

“Fico rico, fico pobre”

“O dinheiro que manda em mim”

“Dinheiro não aceita desaforo”

“Só quem é feliz é que tem muito dinheiro”

“Atrás de toda fortuna, há um crime”

Mudanças comportamentais influenciam nos resultados

Proponho uma mudança de mindset, com a consciência que é possível ter uma vida financeira próspera com os recursos que temos disponíveis e de maneira saudável, segura e sustentável (3S).

Além disso, se os seus ganhos financeiros advêm do seu trabalho lícito e idôneo, agradeça e comemore! Quanto mais se sentir merecedor das suas conquistas, maior será a inspiração para prosperar. Não tenha vergonha de querer ganhar mais dinheiro ou falar sobre; vire a chave e comece hoje mesmo, conectando-se a pensamentos que te ajudará a evoluir.

Mentalize:

“Dinheiro é algo bom”

“Dinheiro é o condutor para meus sonhos”

“Dinheiro traz felicidade se souber administrá-lo”

“Eu controlo minhas finanças”

“Serei o protagonista da minha vida”

“Não se trata de quanto dinheiro você ganha, mas de quanto dinheiro você guarda”

“Prosperidade é o que quero para mim”

“O dinheiro tem que servir, e não governar”

Priorize ter uma relação positiva e construtiva com o dinheiro. Isso será fundamental para sua vida e trará inúmeros benefícios para você e todos ao seu lado.

Anotar é primordial

Outro ponto fundamental é monitorar seus recursos financeiros para desenvolver um orçamento pessoal consistente, com análise dos dados a seguir:

  • Receitas: todos os seus rendimentos líquidos.
  • Despesas: seus desembolsos financeiros.
  • Resultado:

            Receita > Despesa: Superavitário  

            Receita=Despesa: Equilíbrio          

            Receita < Despesa: Deficitário

Anotar tudo e controlar o seu dinheiro também é primordial e não importa onde. O necessário é começar! Indico, a princípio, que você registre em caderno mesmo e depois avance para uma planilha de Excel ou até mesmo um aplicativo. Inclusive, há muitos acessíveis no mercado. O importante é começar e que seja um hábito, uma forma prazerosa, até tornar-se uma prática rotineira.

Ah, e não se esqueça de definir seus objetivos de curto a longo prazo! Já ouviu falar que quem não sabe aonde vai, o lugar que embarcar estará bom? Defina seu caminho e coloque sua energia para avançar. Esse item é essencial, pois norteará todo o seu planejamento financeiro. Então, estabeleça suas metas, enumere suas prioridades e exerça a disciplina.

O orçamento inteligente é aquele no qual você projeta suas receitas e despesas, avalia sua saúde financeira e contribui para que faça escolhas que se adequem ao seu estilo de vida, de acordo com os seus propósitos.

Sobre a autora: Luciana Sampaio é Planejadora e Mentora financeira pessoal e associada a fintech de gestão financeira – FIDUC e voluntária da ONG Bem Gasto.Tem como hobby ler, fazer exercícios e praticar yoga.

Deixar uma resposta