Rentabilidade alta

Como não cair em golpes financeiros!

Autora: Amanda Parlamento

Alguma vez você já viu amigos, familiares ou conhecidos contando de investimentos que renderam um dinheirão pra eles? Pois é, eu já! Você fica se perguntando: onde estão essas oportunidades?

Eis que um belo dia algum amigo aparece com essa oportunidade, super bem recomendada por muitas pessoas com credibilidade e você que estava se preparando a vida inteira por essa oportunidade fica todo eufórico e ansioso. Não vê a hora de poder aproveitar essa grande oportunidade!

Ah, essa é a tão sonhada oportunidade que só aparece uma vez na vida e você obviamente não vai ficar de fora!

Para ser “conservador”, você investe uma parte da sua reserva financeira. Afinal, temos de ser cuidadosos quando o assunto é dinheiro, não é mesmo?

Hábitos de quem cai em golpes financeiros

Tudo vai bem, você se informa, consulta o site que te indicam na internet e vê vários depoimentos. Agora que você já está bem informado, transfere o seu dinheiro para a conta que indicaram. Você vai ter acesso à área exclusiva apenas para investidores (olha que demais!) e lá terá todas as informações sobre como anda o seu rico dinheirinho.

O tempo passa, os números não param de crescer e você que agora já está confiante, investe o restante da sua reserva. Afinal, não se pode perder uma oportunidade dessas.

E lá está você, feliz da vida! Acessa o site, acompanha o seu dinheiro crescer a cada dia ou várias vezes ao dia para não perder nenhum lance e saborear a cada realzinho que é somado ao seu investimento.

Perguntas que devem ser feitas antes de investir

A sua alegria é tanta que resolve contar para alguns amigos e familiares, para que eles também possam desfrutar dessa oportunidade. Você chega todo empolgado para falar com um grande amigo e conta tudo! Porém, seu amigo é um bocado desconfiado e começa a te fazer perguntas:

Você sabe no que este investimento é utilizado?

Não, não perguntei.

Como funciona o resgate do seu investimento?

Tá doido? Não pretendo resgatar tão cedo. Está rendendo muito bem! Não sou louco de mexer nisso agora não.

Tem alguma garantia desse investimento?

Garantia? Está lá no site! Um negócio bom desses que dá tão certo e rende tanto? O investimento por si só é garantia de sucesso!

Sabe se alguém já pediu o dinheiro de volta?

Você só pode estar maluco! Quem é que vai querer sair de algo tão incrível assim?

Seu amigo vai embora, mas apesar do entusiasmo, você começa a pensar sobre as perguntas que ele te fez e decide ir atrás da empresa para buscar as respostas.

Detalhes a serem observados

Eis que você começa a perceber algo estranho; não há telefones para você entrar em contato com central de atendimento, a pessoa que te fez a oferta do investimento começa a te evitar e você resolve pedir o resgate do seu dinheiro.

Aí a coisa começa a complicar. Seu acesso ao site deixa de existir, você começa a ficar preocupado e vai atrás de ajuda. Contata aquele seu primeiro amigo que te indicou essa oportunidade incrível e descobre que ele está na pior; precisou do dinheiro e quando foi tentar resgatar encontrou as mesmas dificuldades que você.

Nesse momento você começa a ficar preocupado e busca ajuda de algum profissional.

A alegria está começando a se tornar um problema. O especialista te questiona algumas coisas:

  1. A conta que recebeu a transferência estava no seu nome ou de outra pessoa?
  2. A empresa está listada na CVM (comissão de valores mobiliários)?
  3. Está claro na descrição do investimento qual o destino do dinheiro?

Neste momento você percebe que todas as suas respostas foram NÃO.

O que fazer caso tenha caído em um golpe financeiro?

Sinto lhe informar, mas a situação é crítica. Você está diante de um golpe financeiro.

O primeiro passo é tentar buscar um advogado para entender o que pode ser feito e torcer para que de alguma forma o seu dinheiro ou parte dele possa ser devolvido.

Dicas valiosas para evitar cair em golpes financeiros

Pois é meus caros, os golpes estão por toda parte. Fiquem atentos! Tentem seguir sempre as seguintes dicas antes de investir o seu dinheiro:

  1. Nunca transfira dinheiro para contas que não estejam no seu nome. As contas precisam estar cadastradas no seu nome e CPF. Isso traz mais segurança para a operação.
  • Busque informações sobre o destino do dinheiro. Toda instituição tem que deixar claro o que será feito.
  • Conheça as condições de resgate, como por exemplo se há prazo mínimo de permanência e qual o prazo de liberação do dinheiro após solicitar o resgate.
  • Verifique se há reclamações da empresa nas redes.

Se você seguir as dicas e se certificar de que o investimento é de fato idôneo, vá em frente e aproveite! Oportunidades existem, mas precisamos distinguir as verdadeiras no meio de tantos golpes e fraudes que inventam por aí!

E lembre-se: na dúvida, consulte sempre um especialista!

Sobre a autora: Amanda é planejadora Financeira e acredita que a educação transforma o mundo. Adora estar com amigos e apreciar um belo dia de sol na praia. Ela é Administradora, Pedagoga e especialista em Finanças e Controladoria.

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Deixar uma resposta