Prédios com vista panorâmica

Entenda o que é Fundo de Investimento Imobiliário (FII)!

Autor: Matheus Alves

Se tratando de investimentos, uma das principais estratégias para um investidor de sucesso é a diversificação de seus ativos. Por isso, que tal conhecermos mais sobre um dos principais ativos financeiros: os FII?

O que são os FII?

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são constituídos por grupos que realizam aplicações nos mais variados tipos de negócios nesse ramo, para o desenvolvimento de empreendimentos ou imóveis prontos, podendo ter como alvo: edifícios comerciais, shopping centers, hospitais…

Podemos comparar os FIIs a uma espécie de condomínio, formado por investidores que se reúnem em favor de um objetivo em comum, auxiliados pelo “síndico”, que no nosso caso é o gestor do fundo. Nesse prédio, os “proprietários do apartamento” possuem as cotas e o detentor dessas cotas recebe o rendimento do fundo, comparado a um “aluguel”.

Como funcionam e quais os riscos?

Para que o fundo funcione, a gestora divide parte do empreendimento ou imóvel em cotas. O detentor das cotas recebe, então, um rendimento proporcional a quantidade de cotas que possui no fundo.

Os fundos imobiliários são indicados para investidores com perfil moderado e agressivo. Assim como todo tipo de investimento, estão sujeitos a determinados riscos. No caso dos FIIs, em específico, podemos citar alguns riscos como: vacância (imóvel vago/não ocupado) e inadimplência.

Quais as vantagens de investir nos FIIs?

Dentre as muitos, poderíamos citar alguns benefícios de possuir esse ativo:

Investir em grandes empreendimentos: acesso aos mais variados tipos de imóveis em diferentes segmentos do setor.

Vantagem Fiscal: não há incidência de Imposto de Renda sobre os rendimentos distribuídos para os cotistas. A única cobrança de imposto de renda só ocorre sobre a valorização na hora da venda de sua cota.

Gestão: os FII contam com profissionais que vão definir em que fundos serão feitos os investimentos. O custo dessa contratação é dividido entre os cotistas.

Facilidade: FIIs são uma alternativa mais versátil de investimento se comparados aos imóveis físicos.

E aí, seria uma boa ideia considerar ter os FII em sua carteira?

Sobre o autor: Matheus é estudante de economia, professor de inglês e no tempo livre gosta de ler, correr e assistir séries. Ele acredita que o ensino das finanças transformará nossa sociedade!

Deixar uma resposta