segurança

Dicas de como usar o Bitcoin com segurança

Autor: Rodrigo Gomes de Paula

Nesse artigo vamos dar dicas de segurança para quando utilizar seu bitcoin e assim diminuir as chances de algo errado acontecer.

A importância da segurança

Como eu, você provavelmente já foi vítima de algum tipo de roubo. Alguém já deve ter roubado um celular seu, um computador, ter seu cartão clonado ou a conta do banco invadida.

Para resolver esses problemas, você precisou ligar para o banco para explicar a situação e recebeu seu dinheiro de volta (tomara). Com bitcoin isso não acontece.

Uma das maiores vantagens do bitcoin é ele não ser controlado por ninguém. Com o bitcoin, você é o seu próprio banco. Isso significa que ninguém jamais vai conseguir clonar seu cartão ou invadir sua conta a não ser que consigam acesso as suas chaves. Isso também significa que, se você perder seus bitcoins por qualquer motivo, não tem pra quem ligar. Não existe nenhuma forma de recuperá-los depois. Hoje, estima-se que 3,7 milhões de bitcoins estejam perdidos para sempre. Isso é quase 20% do total de bitcoins que podem existir! No preço de hoje, de 270 mil reais, isso dá quase UM TRILHÃO de reais que não pode mais ser tocado por ninguém. Para que você não se junte a essa infeliz soma, siga direitinho as dicas deste artigo.

O seu e-mail

Tudo começa aqui. Para que você possa criar uma carteira de bitcoin ou conta em uma corretora, irá precisar utilizar um endereço de e-mail. Sabe aquele seu e-mail que você coloca em tudo que é lugar? Aquele que você usa para comprar uma blusinha na internet, para participar de um sorteio ou para ganhar algum curso grátis? NÃO USE ELE PARA LIDAR COM BITCOIN. É muito provável que esse seu e-mail já tenha sido vazado, vendido e revendido para terceiros para fins comerciais. Ao invés disso, crie um e-mail exclusivo para seus afazeres de Bitcoin.

As suas senhas

Não seja daquelas pessoas que usa a mesma senha para tudo. Mesmo que você jamais mexa com bitcoin, usar a mesma senha para tudo, hoje em dia, é o mesmo que andar com um bolo de dinheiro na mão no centro de qualquer cidade. Mais cedo ou mais tarde, você vai sofrer um assalto. Proteja suas senhas como se elas fossem as chaves para a sua vida financeira, pois elas são. Siga os passos abaixo para saber como:

  • Não use a mesma senha para tudo: Crie uma senha diferente para cada conta que você tiver. Assim, se alguma conta sua for comprometida, seus outros acessos continuam a salvo. Uma vez eu perdi acesso ao meu e-mail que tinha dados financeiros delicados. Isso ocorreu depois que invadiram minha conta em jogo de videogame. Eu usava a mesma senha nos dois; então perdi os dois.
  • Crie senhas fortes: “Senha123” não é uma senha forte. Crie senhas longas, com frases, troque letras por números, use símbolos especiais e letras maiúsculas. Um exemplo de senha forte poderia ser algo como Qu3roVerM3r0ub4r$$ (mas não essa; vai que um hacker lê esse artigo).
  • Anote suas senhas: Se você seguir os dois passos acima, sua memória não vai dar conta de lembrar de todas as suas senhas fortes. Por isso, anote todas elas, à moda antiga. Pegue um caderno e anote o site, o login e a senha. É simples e funciona. Não salve todas as suas senhas na internet, em arquivo no seu Google Drive e nem em bloco de notas no computador. Se está exposto à internet, pode ser hackeado.
  • Não salve as suas senhas mais importantes no navegador: Quer salvar a senha do seu e-mail profissional e do site de compras no navegador para fins de praticidade? Fique à vontade! Porém, não salve as senhas da suas carteiras de Bitcoin e das corretoras lá. Se seu computador for invadido, é o primeiro lugar que o criminoso vai olhar.
  • Cuidado com o celular: Hoje em dia, nossas vidas estão em nossos telefones. Então, tenha certeza de proteger seu telefone. Nunca o perca de vista, não o deixe aberto, ative os protetores biométricos por digital ou reconhecimento facial e acima de tudo, não use padrões de bloqueio.

É muito fácil desbloquear o celular de alguém que tem aquela proteção de conectar pontinhos. Não a use. Use senhas de verdade ou pins.

  • Ative a autenticação em dois fatores: Esse é o famoso 2FA. Você pode achar essa opção de segurança nos seus e-mails, nas suas carteiras e corretoras. Pode parecer chato e trabalhoso, mas esse simples artifício aumenta muito a sua segurança.
  • Procure não ter pontos de falha únicos. Por exemplo, não tenha apenas uma cópia das suas senhas em um só caderno. Se você perdê-lo, já era. Tenha dois, em dois lugares diferentes da casa. Tenha reservas.

Segurança da carteira

A sua carteira bitcoin é só sua e ninguém mais tem acesso. Portanto, anote as senhas em lugar seguro e dê uma atenção especial à sua seed.

A sua seed é uma sequência de palavras que dá acesso direto aos seus bitcoins. Ela pode ser usada para recuperar o acesso a sua carteira caso você perca a sua senha, tenha seu dispositivo roubado ou qualquer outro infortúnio. Essa é a sua chave mais importante. A seed é composta por 12 ou 24 palavras aleatórias e serve de back-up. As carteiras que você criar darão a sua seed logo de cara ou oferecerão a opção de fazer back-up, que você deve fazer imediatamente.

Anote as palavras com cuidado e na sequência correta. Qualquer erro aqui pode fazer com que você perca seus bitcoins para sempre.

Carteiras físicas

Se você quiser uma segurança extra, use uma carteira física de bitcoin. Elas se parecem com pendrives e funcionam exatamente como as carteiras virtuais, mas elas não ficam expostas à internet e com isso então são mais seguras.

Se você optar pela carteira física, siga todas as instruções do fabricante que vierem com o seu produto.

Segurança nas corretoras

Existe uma frase bem comum na comunidade bitcoin: “Se você não tem as chaves, não é seu bitcoin.”

Quando você deixa o seu bitcoin na corretora, ele fica em uma carteira da corretora e não sua. Você não tem a seed e portanto, aqueles bitcoins são oficialmente da corretora e não seus. Então, se você comprar bitcoins em uma corretora, transfira imediatamente para sua carteira, seja ela virtual ou física. Assim, você poderá dormir com tranquilidade, sem se preocupar se a corretora será hackeada ou não.

Segurança para transacionar

Para enviar e receber bitcoins, você precisa do endereço da sua carteira ou do endereço da carteira para onde você quer enviar os bitcoins. Os endereços são bem longos e por isso a melhor opção é copiar e colar para transferir, igual uma chave pix.

No entanto, existe um vírus de computador e de celular que troca um endereço bitcoin que você copiou por outro (de outra pessoa que é dona do vírus). Assim, quando for colar o endereço para enviar, você cola o desse terceiro, não o que você queria originalmente. Desavisados acabam enviando o bitcoin sem perceber e o perdem para sempre. Depois que a transação é enviada, não há o que fazer.

Então, sempre que for enviar ou receber verifique se o endereço está correto.

Não fale sobre os seus bitcoins

Da mesma maneira que você não sai por aí anunciando o quanto você tem no banco, você não deveria anunciar o quanto de bitcoin você tem. Na verdade, você não deveria nem dizer para ninguém que você possui bitcoin.

Todas as invasões de computadores e ataques físicos envolvem um custo muito alto para o criminoso agressor, ou seja, para você ser atacado, o agressor precisa achar que vai valer a pena te atacar. Se ninguém souber que você tem bitcoin, ou quanto você tem, será mais improvável que você seja alvo de algum ataque.

Evite falar sobre isso até com quem você gosta e confia. Às vezes você fala para o seu irmão, que comenta despretensiosamente com um amigo, que fala para uma outra pessoa, que pode ter más intenções. O risco não vale a pena. Seus bitcoins são assunto privado e de ninguém mais.

Cuidado onde clica

Vírus de computador e de celular podem ser uma grande ameaça para você. Então, não saia clicando em tudo que aparece. Não clique em links que dizem que você ganhou um prêmio, nem que tem uma promoção imperdível, ou que você ganhou algo de graça, mesmo que venha de alguém que você conhece.

Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente não é verdade. Tenha um antivírus pago no seus dispositivos.

Conclusão

Bitcoin é simples e cheio de possibilidades. Os cuidados que você precisa ter também são simples e aumentam muito a sua segurança. Pode parecer muita coisa, mas não é difícil. Com o tempo, a segurança vira um hábito bom. Bitcoin pode te trazer muita liberdade, mas também muita responsabilidade.

Sobre o autor: Rodrigo é voluntário da Bem Gasto, professor de inglês, tradutor e gosta de estudar economia e programação

Deixar uma resposta