Dicas incríveis de como utilizar o cartão de crédito para viajar de graça!

Papo sério para quem ainda não está familiarizado com os pontos do cartão de crédito. Saber o que é, para que serve, como obter e formas de utilização, é fundamental para quem gosta de economizar e usufruir dos benefícios que o cartão oferece.

Autora: Fernanda Sinetti

Um grande aliado de quem gosta de viajar e quer economizar em passagens ou até mesmo em hotéis é utilizar os benefícios de pontos do cartão de crédito, ser assinante de clubes de companhias aéreas ou até mesmo promoções para acumular milhas.

O acúmulo de pontos no cartão de crédito, quando este fizer parte dos benefícios que a operadora disponibiliza, é feito de forma automática. Cada cartão acumula pontos em diferentes programas:

 – Emissões realizadas pelo banco Itaú, são acumulados no PROGRAMA SEMPRE PRESENTE/IUPP

– Emissões realizadas pelo Santander são acumulados no PROGRAMA ESFERA

– Emissões realizadas pelo Banco do Brasil e Bradesco são acumulados no PROGRAMA LIVELO

– Emissões realizadas pela Caixa são acumulados no programa da própria CAIXA


– Vale ressaltar aqui também que os cartões co-branded são os cartões oferecidos pela própria companhia aérea em parceria com uma instituição financeira. Neste caso, os pontos já são acumulados diretamente no programa da empresa escolhida, ou seja, já são milhas!

Mas afinal, qual a diferença entre pontos e milhas?

Pontos

Pontos no cartão de crédito são acumulados baseados em seus gastos. A maioria das operadoras oferecem esse bônus aos clientes. Todos os valores que você paga utilizando o crédito (tanto em compras online quanto presencial), são convertidos em pontos. Na maioria dos cartões, essa pontuação sempre tem como referência “pontos por dólar”, por exemplo, U$S 1,00 = 1,8 pontos. Com isso, o valor pago na fatura é convertido em dólar e multiplicado pela quantidade de pontos que o cartão oferece. Para saber exatamente o quanto seu cartão pontua, ligue na central de atendimento e eles o informarão.
Vale ressaltar que alguns gastos no cartão não contribuem para o acúmulo de milhas, como pagamento de contas, quando não efetuados por intermédio de aplicativos específicos, como Recarga pay, Pic Pay, por exemplo.

Clique aqui para baixar o seu guia de Carteiras Digitais

Atenção: alguns gastos no cartão não contribuem para o acúmulo de milhas, como pagamento de contas, quando não efetuados por intermédio de aplicativos específicos, como Recarga pay, Pic Pay, por exemplo (para mais detalhes sobre carteiras digitais, veja o PDF no final do artigo).

Milhas

Milhas são os pontos das companhias aéreas. Algumas formas de adquiri-las é por meio de transferência dos pontos do cartão de crédito que são convertidos em milhas aéreas, compras em lojas parceiras, voando pela própria companhia, utilizando o cartão co-branded ou até mesmo comprando diretamente na companhia.

Alguns desses programas listados no início desse artigo, possuem a troca direta por passagens aéreas ou produtos, mas geralmente não são vantajosas. A melhor forma de utilização dos pontos é realizar a transferência para o programa da companhia de preferência, sendo geralmente as nacionais: Smiles (Gol), Latampass (Latam) ou Tudo Azul (Azul) e comprar a tão sonhada passagem para viajar.

O ideal é realizar um planejamento para poder usufruir promoções de transferências com bônus, ou seja, caso você tenha 10.000 pontos no cartão de crédito e surgir uma promoção de transferência para a Smiles com 100% de bônus, você receberá 20.000 milhas na transferência.

Os emissores dos cartões de crédito possuem os aceleradores de pontos, mas já adianto que não são vantajosas pois o valor de adesão é maior do que a compra da própria milha, se necessário.

Outras maneiras de acumular milhas

Uma outra forma de acumular milhas, é sempre utilizar dos parceiros das companhias para realizar compras de produtos que você precisa: seja aparelhos eletrônicos, livros, itens de decoração, combustível…. Existe uma infinidade de possibilidades. Basta entrar no programa de fidelidade desejado e ver os parceiros. Lembrando que a compra DEVE ser efetuada direto pelo link disponibilizado no site de cada programa de fidelidade.

Uma dica importante é sempre estar atento a promoções dessas lojas que aceleram o acúmulo de milhas com a compra de produtos. É muito comum sites como por exemplo, Netshoes, casas Bahia, Magazine Luiza, realizarem vendas em que cada real gasto gerará uma quantidade de milhas superior ao habitual correspondente a uma compra padrão (exemplo, 15 pontos por real gasto).

Agora que já sabe diferenciar pontos e milhas, que tal criar sua própria estratégia de acúmulo para não pagar mais passagens aéreas?

Autora: Fernanda é engenheira civil e apaixonada por viagens. Sempre viaja com passagem custo zero por aproveitar o benefício do cartão.

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Deixar uma resposta