Autora: Iara Cristina Ribeiro dos Santos
A falta de rotina pode se tornar um problema para muita gente que está desempregada. Alguns aspectos podem facilitar a organização de uma rotina que possibilite procurar um emprego, conseguir se atualizar e deixar em dia seu currículo, sem desconsiderar da vida pessoal. Quando não se tem horário e não tem para onde ir, acaba afetando a autoestima.
Uma rotina ideal deve conter práticas de atividades que vão te impulsionar. Confira a seguir algumas dicas que irão te ajudar a ter uma rotina de sucesso!
Organize seu tempo
No início da semana, planeje o que será feito nos próximos dias; anote em um planner ou agenda. Separe os dias que focará em realizar as pesquisas de mercado, cursos, além dos dias que irá entregar/enviar os currículos, etc. Para que não se torne cansativo e desesperador, é importante que divida por etapas.
Planeje a sua carreira
Defina seus objetivos e quais medidas você pode tomar para alcançá-los, além de onde quer chegar. Isso lhe auxiliará a escolher a melhor forma de obter o que deseja.
Pesquise como está o mercado
É importante ficar atento as inovações do setor em que deseja atuar. Em todo lugar, empresas estão passando por muitas transformações. É evidente que o mundo antes da pandemia mudou completamente. Estão surgindo novas tecnologias e o mercado pode exigir esses conhecimentos.
Atualize seu currículo
Com um objetivo definido, procure saber o que os profissionais da área estão investindo. Se inspire e busque fazer cursos que vão agregar no seu currículo. Evite erros de grafia ou digitação.
Faça Network
Busque entrar em contato e se conectar com pessoas da empresa que deseja trabalhar. Uma ótima forma é adicionando no LinkedIn, indo a palestras e cursos. Faça parte de grupos da sua área profissional.
Acredite em você
Se incentive todos os dias para correr atrás do que deseja. Mesmo que não encontre vontade para agir, aja! Para que os resultados apareçam é preciso de esforço. Não esqueça de separar um momento para cuidar de você e fazer algo que goste.
Sobre a autora: Iara é voluntária da Bem Gasto, estudante de economia, gosta de assistir séries/filmes e viajar.