Foto de um painel digital com diversos números em verde e em vermelho

MARCAÇÃO A MERCADO: COMO FUNCIONA E POR QUE É IMPORTANTE?

Autor: Erivan de Lima Silva

O que é a Marcação a Mercado?

           A marcação a mercado, também conhecida como MAM nada mais é do que atualizar o preço do ativo conforme a sua oscilação em um determinado período, dada pela relação entre oferta e demanda deste ativo, resultando em um preço de momento para o mesmo, preço este que pode variar para cima ou para baixo, a depender das mudanças nas taxas de juros, perspectivas econômicas, humor do mercado entre outros fatores.

Marcação a Mercado x Marcação na Curva

          O procedimento de disponibilizar o preço atual dos ativos já era praticado por algumas instituições financeiras, porém a partir de janeiro deste ano, a prática passa a ser obrigatória para debêntures, CRIs, CRAs e títulos públicos federais, exceto aqueles comprados via Tesouro Direto. A antiga forma de marcação desses títulos era a chamada Marcação na Curva, que é o acompanhamento da rentabilidade de um investimento de renda fixa de acordo com a remuneração acordada na aquisição do ativo, ou seja, periodicamente são acrescidos os juros ao capital inicial que vai aumentando pouco a pouco até chegar ao final na taxa contratada.

           Abaixo um exemplo de Marcação a Mercado x Marcação na Curva de um título de Renda Fixa, a linha azul representa a rentabilidade teórica contratada nesse investimento (marcação na curva), e será válida quando o investidor optar por manter o título na sua carteira até o vencimento. Já a linha amarela representa o valor real do título no mercado caso o investidor decida vendê-lo antes do prazo final. Em ambos os casos o investidor receberá ao final o seu investimento inicial acrescido dos juros contratados no momento da compra do ativo.

Fonte: https://data.anbima.com.br/regra-de-marcacao-a-mercado#marcacao-mercado

A Importância de enxergar o preço atual de seus investimentos

           Imagine um proprietário de um apartamento, não lhe é informado a todo momento qual o preço atual de venda desse imóvel, ele pode até inferir um valor tomando como referência diversos fatores, mas é bem provável que só terá informações concretas dos preços de mercado quando decidir se desfazer desse imóvel, podendo haver surpresas quanto a suas expectativas sobre o valor de venda, o que pode interferir em sua tomada de decisão.

           Portanto, ter conhecimento do preço atual dos ativos que compõem sua carteira é muito importante para os investidores, pois permite o acompanhar o desempenho de seus investimentos e comparar o valor atual com o valor original de compra, assim trazendo mais proteção e transparência, facilitando a tomada de decisão em caso de saída antecipada, além de possibilitar acompanhar o risco de seus investimentos, pois permite que os investidores vejam como o valor de seus títulos está se comportando em relação ao mercado.

Sobre o autor: Erivan é voluntário da Bem Gasto, trabalha como gerente de relacionamento e no tempo livre gosta de ler, estar com a família e jogar futebol.

Deixar uma resposta