Foto de um prato transparente em cima de uma mesa. Dentro dele há diversas notas de dinheiro dobradas e cartões de crédito. Ao lado esquerdo do prato, há uma faca e no lado direito do prato há um chaveiro com uma chave..

Organização das finanças pós festas e início do ano: como fazer?

Autor: Matheus Alves

A organização das finanças é uma parte importante da vida de qualquer pessoa. Com ela é possível manter o controle dos gastos, planejar o orçamento, reduzir dívidas, alcançar segurança financeira e programar decisões financeiras inteligentes. Torna-se, então, uma ótima estratégia, especialmente quando realizada no início de cada ano. Aqui estão algumas dicas simples para organizar suas finanças nesse período:

  1. Despesas anuais: antes de tudo, faça um levantamento de todas suas principais despesas fixas anuais. São exemplos desse tipo de despesa: carnê de IPTU (que pode ser parcelado ou pago à vista com desconto), DPVAT – seguro para proprietários de automóveis, entre outros. Além disso, verificar com antecedência a lista de material escolar dos pequenos pode ser uma ótima chance de economizar. Outro item de atenção é a declaração do imposto de renda; é superimportante estar sempre em dia com o “leão”.
  2. Defina suas prioridades financeiras: é importante estabelecer suas prioridades financeiras para o ano. Considere suas necessidades básicas, como despesas com saúde, alimentação e moradia, e também seus desejos, como viagens e compras.
  3. Crie um orçamento mensal: depois de definir suas prioridades financeiras, é hora de estabelecer um orçamento mensal para cada categoria de despesa. Isso inclui estabelecer um limite máximo para cada categoria e monitorar suas despesas ao longo do mês.
  4. Economize: além de estabelecer um orçamento, é importante buscar formas de economizar. Isso pode incluir coisas como: cortar gastos desnecessários, negociar contratos de serviços, fazer compras em promoções, entre outras coisas. A esse respeito, existem ótimos aplicativos e ferramentas financeiras que podem ajudar a controlar suas despesas e acompanhar seu orçamento.
  5. Invista: além de economizar, é importante investir parte do seu dinheiro para que ele possa crescer ao longo do tempo. Existem várias opções de investimento como: poupança, títulos públicos, ações, fundos imobiliários, etc.
  6. Revise e ajuste regularmente: finalmente, é importante revisar e ajustar seu orçamento regularmente a fim de garantir que você continue seguindo o planejamento financeiro estabelecido. Isso inclui verificar se você está aderindo ao orçamento estabelecido, se as despesas estão dentro do esperado e se você precisa fazer ajustes para atingir seus objetivos financeiros.

Lembre-se de que o orçamento é uma ferramenta pessoal e deve ser adaptado às suas necessidades financeiras individualmente. Siga essas dicas e comece o ano com uma estratégia financeira sólida e bem planejada.

Sobre o autor: Matheus é voluntário da Bem Gasto, economista, graduando em Ciências Contábeis. No tempo livre gosta de ler, correr e assistir séries. Acredita que o amplo ensino das finanças transformará nossa sociedade!

Deixar uma resposta