Mulher liberdade

Mulheres: Como conquistar a liberdade financeira e ter as rédeas de suas finanças?

Autora: Thais Soares

A liberdade financeira é importante, principalmente por contribuir para que as mulheres se protejam da violência (doméstica, patrimonial, psicológica e outras).

Conforme resultados da pesquisa realizada pela ONG “Centro pelo Direito à Moradia contra Despejos”, referente violência doméstica e dependência financeira (para mais informações clique aqui), destaca-se uma triste realidade: “As mulheres vítimas de violência doméstica na América Latina se submetem aos maus-tratos porque não dispõem de condições financeiras para sobreviver sem a ajuda dos companheiros, maridos e namorados. No Brasil, 24% das entrevistadas disseram que, apesar das agressões que sofrem, não se separam porque não têm como se sustentar.”

Sem poder exercer uma atividade profissional ou devido à falta de emprego que possa garantir o próprio sustento, mulheres não encontram alternativas; a dependência financeira torna-se um dos principais fatores para o não rompimento do relacionamento com o seu agressor. Por essa razão, a liberdade financeira ajuda para que situações de violência sejam eliminadas.

O que é liberdade financeira e como torná-la em realidade?

A liberdade financeira é a forma que você escolhe como utilizar o seu dinheiro. Por exemplo: efetuar o pagamento dos seus compromissos, comprar um presente, fazer uma viagem, entre outros. Com liberdade financeira, você pode começar uma nova vida e parar de depender de outra pessoa.

Infelizmente há fatores que dificultam a liberdade financeira da mulher como: não ter qualificação profissional, os ganhos serem menores em relação aos salários dos homens (para mais informações clique aqui) e pouco conhecimento sobre suas finanças.

Para você mulher que é dependente financeiramente e deseja mudar de realidade, busque ajuda na sua rede de apoio (família e amigos). Não se cale mediante a violência! Você não está sozinha.

Ao desenvolver uma atividade remunerada, não deixe controlar suas finanças, pois assim terá consciência do quanto você ganha e quais são os seus gastos. Também não deixe de sonhar com os próximos passos, pois eles são possíveis de serem concretizados. Busque suporte para qualificar-se (assista a palestras grátis, leia e realize cursos). Se for preciso, por um período da sua vida, faça atividades que possam proporcionar uma renda adicional. Todos os esforços serão essenciais rumo a sua liberdade financeira!      

Sobre a autora: Thais é voluntária da Bem Gasto e trabalha como Consultora de Governança Corporativa & Projetos. Nos tempos livres ama caminhar em parques para conectar-se com a natureza, escutar música, estudar, ler, realizar descobertas e viajar.       

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta