Foto de uma nota de 1 dólar americano.

O impacto do Dólar em nossa economia

Autor: Reynaldo Mazzante

O dólar tem uma grande importância na economia brasileira, principalmente devido ao papel que desempenha como moeda de referência internacional e como meio de pagamento em transações comerciais internacionais. É comum pensar que o valor dessa moeda só mexe no bolso de quem está planejando uma viagem ou tem relações de trabalho próximas aos americanos.

Na economia do Brasil, a principal consequência da valorização do dólar é o aumento da inflação. Isso ocorre porque muitos dos recursos que o país utiliza são importados. Portanto, quando o dólar aumenta em relação ao Real (desvalorização da nossa moeda em relação ao dólar), os preços desses recursos sobem, e, por consequência, os produtos finais que utilizam esses recursos também têm seus preços elevados para compensar o aumento dos custos, sendo vendidos a um preço mais alto para o consumidor final. Alguns exemplos são:

  • Combustíveis: o petróleo é negociado em dólares no mercado internacional, portanto, a alta do dólar pode levar a um aumento nos preços dos combustíveis.
  • Eletrônicos: muitos componentes eletrônicos, como microchips e placas-mãe, são produzidos em países estrangeiros e são comprados em dólares. Com a alta da moeda, os custos de produção aumentam, e os preços dos produtos finais podem subir.
  • Alimentos importados: muitos alimentos, como frutas, castanhas e queijos, são importados de outros países e comprados em dólares. Com a valorização da moeda, esses alimentos se tornam mais caros para os consumidores.
  • Vestuário e calçados: muitas marcas de roupas e calçados compram tecidos, couro e outros materiais no exterior, e pagam em dólares. Com a alta do dólar, esses produtos podem se tornar mais caros.
  • Viagens internacionais: as passagens aéreas e hospedagens em outros países são geralmente negociadas em dólares. Quando a moeda americana se valoriza, os custos desses serviços também aumentam.

Para entender por que o dólar é tão importante, é preciso saber que muitos países guardam seu dinheiro em dólares e usam essa moeda para fazer negócios com outros países. O dólar é confiável porque as pessoas acreditam que ele é seguro e não tem muitos riscos. Existem outras moedas que também são boas, como o euro e o yuan (a moeda da China), mas o dólar é a que mais faz diferença no mundo.

No Gráfico acima, é possível ver que a moeda mais utilizada como reserva de valor é o Dólar com quase 60% das reservas de valor do mundo, seguidos de Euro, Iene e Libra respectivamente. 

Bom, até o momento vimos os pontos negativos da alta do dólar.  Mas será que não existe nenhum ponto positivo em algum setor da economia?  Posso adiantar que sim, existe pontos positivos também.

Quando o dólar sobe, as empresas brasileiras que exportam produtos para outros países são beneficiadas, pois elas recebem mais dinheiro em reais pelas suas vendas em dólares. Além disso, pessoas que trabalham para empresas estrangeiras ou que vendem serviços para o exterior, como profissionais freelancers, também ganham mais dinheiro quando o dólar está alto. Outro efeito importante é que a alta do dólar torna os investimentos em fundos cambiais mais atrativos para os investidores, já que esses fundos são compostos por investimentos em moedas estrangeiras, como o dólar. Por fim, a variação cambial também afeta o setor do turismo, pois os brasileiros tendem a viajar mais dentro do país quando o dólar sobe, enquanto os turistas estrangeiros podem encontrar preços mais atraentes em relação à sua moeda ao visitar o Brasil.

                Resumindo, o dólar tem muita importância na economia do Brasil. Ele é usado para guardar dinheiro, fazer negócios internacionais e para controlar a inflação. Mas é importante que o Brasil comece a pensar em outras formas de guardar dinheiro, além do dólar, como outras moedas e coisas que têm valor real. Para quem investe dinheiro, é bom ficar de olho nas mudanças do dólar e diversificar para ter menos risco e mais chances de ganhar dinheiro.

Sobre o autor: Reynaldo é voluntário da Bem Gasto e trabalha como Engenheiro Devops. No tempo livre gosta de frequentar pubs e viajar.

Deixar uma resposta