Educação Financeira: 3 dicas de livros para melhorar sua relação com o dinheiro!

Autora: Bruna Pereira

A educação financeira tem uma importância em nossas vidas que vai muito além de aprender a economizar ou reduzir gastos; ela nos permite buscar uma qualidade de vida melhor, nos traz segurança para aproveitarmos a vida e nos deixa preparados para lidar com os imprevistos.

Quando educado financeiramente, você tem uma vida financeira mais saudável, expertise para tomar decisões com mais segurança e consegue perceber e fugir das armadilhas que podem surgir ao longo do seu caminho.

Para te ajudar neste processo, seguem três dicas de livros que abordam o tema e trazem importantes lições de vida nos cuidados com o seu dinheiro.

Me Poupe, Nathalia Arcuri

 FONTE: SITE ME POUPE

Nathalia Arcuri é uma jornalista apaixonada por educação financeira e obstinada em levar a informação para todos os brasileiros, de maneira simples, despojada e com analogias divertidas que facilitam a compreensão sobre o tema.

Foi pioneira na criação de conteúdo sobre o assunto em seu canal Me Poupe no Youtube e venceu o desafio de trazer para a escrita a sua marca registrada que é falar sobre educação financeira de um jeito didático e simples sem perder o tom divertido e direto.

O livro é um guia prático para te ajudar a perder o medo de falar de dinheiro e entender alguns conceitos básicos, como a importância de ter seus objetivos definidos e também desenvolver um modo de consumo mais consciente.

Você vai se surpreender com as provocações levantadas pela autora e com a relevância por compreender como funciona as engrenagens do sistema financeiro para não ser engolido por ele.

O homem mais rico da Babilônia, George S. Clason

FONTE: FOTO DIVULGAÇÃO

Esse é um livro que se tornou um clássico no mundo das finanças e que já teve mais de 2 milhões de exemplares vendidos.

A obra é ambientada na antiga Babilônia e traz ensinamentos importantes e atuais sobre os cuidados com o dinheiro, os quais o autor consegue desenvolver de forma simples e direta através de parábolas.

Os ensinamentos que você irá aprender nesta obra vão desde orientações para evitar a falta de dinheiro, como dicas para fazer o seu dinheiro crescer e protegê-lo das armadilhas fantasiadas de oportunidades.

De todas as lições que essa grande obra nos apresenta, destaco as cinco leis de ouro como princípios relevantes nessa jornada de autoconhecimento.

  1. Pague-se primeiro: separe 10% do que você ganha para a sua reserva e para o seu futuro.
  2. Multiplique o seu dinheiro: não basta guardar o dinheiro; você precisa buscar maneiras de fazê-lo crescer.
  3. Proteja o seu dinheiro: seja cauteloso e busque conselhos de pessoas que tenham mais experiência que você.
  4. Invista no que você conhece: se você aplicar o seu dinheiro em algo que não está familiarizado, as chances de perdê-lo são grandes.
  5. Invista no longo prazo: Não procure atalhos e não se deixe enganar por propostas de ganho imediato e elevado. Investir requer informações sólidas, disciplina e paciência.

Pai Rico Pai Pobre, Robert T. Kiyosaki

FONTE: FOTO DIVULGAÇÃO

Quais são os ensinamentos sobre dinheiro que você vai deixar para os seus filhos e para as pessoas que te rodeiam? Já parou para refletir a respeito?

Esse é um livro referência em finanças pessoais que vai explorar os ensinamentos que o autor adquiriu com seus dois pais na infância e ao longo da sua vida. Os dois pais acreditavam na instrução, mas não recomendavam o mesmo tipo de estudo. Ambos tiveram sucesso em suas carreiras, mas enquanto um vivia com dificuldades financeiras, o outro tornou-se o homem mais rico do Havaí.

O livro está repleto de ensinamentos importantes que irão te ajudar a refletir sobre a forma como você enxerga o seu dinheiro, sobre o significado do que é um passivo e um ativo, a diferença entre ser pobre e estar quebrado e a importância de nunca parar de estudar para sair do ciclo que o autor chama de “Corrida dos Ratos”, uma vez, que trabalhamos arduamente pelo medo de ficar sem dinheiro e gastamos todo nosso recurso pela ambição das coisas bonitas que podemos comprar.

Espero que tenham gostado das dicas de leitura e que aproveitem os ensinamentos contidos em cada página dos livros mencionados acima.

Como disse Benjamin Franklin: “Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”.

Sobre a autora: Bruna é voluntária da Bem Gasto, especialista em investimentos e no tempo livre adora assistir séries e praticar yoga.

http://www.linkedin.com/in/bruna-alves-pereira-cea

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Deixar uma resposta