Prós e contras do cartão de crédito

Autora: Priscila Granato da Silva Castro Fleischhauer

O uso do cartão de crédito pode ser um aliado em sua saúde financeira.  Entretanto, é preciso muito cuidado para que ele não se torne um vilão em sua vida.

O cartão de crédito é conhecido como dinheiro eletrônico e ele traz muitas vantagens para os seus usuários, desde que sejam observados alguns cuidados para controle do seu uso, de acordo com o orçamento.

Ele deve ser utilizado com critério para não prejudicar os planos traçados no planejamento financeiro familiar e principalmente para ser um auxiliar na melhoria da vida financeira de seu portador.

O cartão de crédito tem como vantagem:

– a organização das despesas

– acesso a programas de benefícios

– canais de compra exclusivos

– comodidade

– prazo para pagamento

– parcelamento sem juros

Cuidados que precisamos ter com o cartão de crédito

Ao mesmo tempo em que o cartão de crédito oferece vantagens, é necessário tomar alguns cuidados na sua utilização. 

É preciso ter um bom controle financeiro.  Afinal, um cartão pode ser um estímulo para gastar mais.

O crédito rotativo (pagamento mínimo) deve ser utilizado com cautela para evitar o efeito bola de neve, que pode gerar dívidas impagáveis.  Com a facilidade atual para realização de compras via internet, é preciso cuidar da segurança do cartão para evitar o seu uso indevido por terceiros.

Um hábito muito comum entre as pessoas é a compra parcelada principalmente no cartão de crédito.  O parcelamento começou a perder o sentido e como consequência começou a endividar as pessoas. Atualmente, tudo o que você compra pode ser parcelado, sendo pago em suaves prestações e é aí que está o grande perigo! 

Comprar parcelado, normalmente não é vantagem, pois você pode acumular muitas parcelas de baixo valor e pode fazer com que perca o controle sobre os gastos. Essa opção é boa quando você tem um adequado controle sobre as compras.

Pagar à vista livra você de dívidas, possibilita oportunidades de descontos e ainda faz você refletir se realmente precisa daquela compra.

Esse tipo de análise gera economia, evita desperdício e traz organização às suas Finanças Pessoais.

Sobre a autora: Priscila é contadora e de hobby adora caminhar ao ar livre,  ler e assistir filmes/séries.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/priscila-granato-2757b781

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Deixar uma resposta