wallet bitcoin

Entenda de forma simples como utilizar Bitcoin!

Autor: Rodrigo Gomes de Paula

Depois de ler o primeiro artigo (se não leu, clique aqui), você já sabe o que é Bitcoin e como ele funciona. Agora é hora de aprender a utilizá-lo.

Criando uma carteira

Antes de começar a comprar, pagar e receber bitcoins, você vai precisar de uma carteira digital, que conterá as chaves de acesso ao seu bitcoin.

Essa carteira pode ser criada de forma gratuita e 100% digital, ou em forma física, que se parece muito com um pendrive, mas esse tipo é pago. A carteira digital é muito mais prática, já que pode ser acessada do seu computador e até do celular, mas a carteira física é muito mais segura. Abordaremos o assunto da segurança em um outro artigo que será divulgado em breve.

Para você que está começando, uma carteira digital é mais que o suficiente. Seguem alguns exemplos de carteiras digitais. Obs.: Não são recomendações; são apenas exemplos que conheço.

  • A carteira web da Blockchain.com é uma das mais antigas e mais populares. Ela pode ser utilizada através do seu navegador em qualquer computador e também tem um aplicativo para celulares.
  • A BlueWallet é uma carteira exclusiva para celulares
  • A Muun é mais uma carteira exclusiva para celulares e não tem versão em português.

As carteiras exclusivas para celulares são bastante parecidas entre si. Para criar sua carteira, basta seguir os passos indicados pelos aplicativos ou sites e na maioria das vezes precisará fornecer pouquíssimos dados pessoais.

Comprando bitcoins

Existem três formas de adquirir bitcoins:

1. transacionando P2P;

2. comprando em corretoras;

3. recebendo por um serviço.

1. Transacionando P2P

Esta é a forma original de adquirir bitcoins. P2P é uma sigla em inglês que significa “de par a par”, ou seja, alguém transfere bitcoin para você em troca de reais (ou qualquer outra moeda).

Apesar de esta ser a forma original, ela é a mais assustadora, mas também é a que melhor preserva a sua privacidade. Primeiro você precisa encontrar alguém que tenha bitcoin e queira vender para você. Depois, você vai enviar dinheiro para essa pessoa, pelo banco mesmo e ela vai mandar bitcoin para a sua carteira.

A primeira vez é engraçada (pelo menos foi pra mim). Você não sabe se pode confiar na pessoa, se a transação vai funcionar, checa o endereço da carteira dezenas de vezes e fica esperando o bitcoin aparecer na carteira, mas nada supera o sentimento de maravilha depois que a transação é concluída.

2. Comprando com corretoras

Corretoras são empresas que fornecem um ambiente virtual para compra e venda de ativos financeiros. No entanto, você não vai encontrar bitcoin em corretoras de ações. Para comprar bitcoin, você precisa utilizar uma corretora de bitcoin.

Por serem empresas, elas passam uma sensação de segurança maior que os vendedores P2P. Nelas, você não precisa confiar em ninguém; apenas aperta um botão e o computador compra ou vende para você. É bem fácil. Na minha opinião, fácil até demais. No entanto, na maioria das vezes, as corretoras cobram altas taxas de depósito, saque e de transação.

Utilizar corretoras não tem segredo. Você precisa depositar reais na conta e depois comprar o bitcoin. Normalmente há botões bem grandes de “depósito” e “comprar”. Depois de comprar seus bitcoin na corretora, transfira imediatamente para a sua carteira virtual. Isso é muito importante.

3. Recebendo por um serviço

Como bitcoin é uma moeda, você pode recebê-lo por um serviço ou venda que você fizer. Assim, você estará recebendo bitcoin como pagamento. Na minha opinião, essa é a forma mais legal de começar.

Para receber bitcoin no seu negócio ou como pagamento por alguma coisa, basta criar sua carteira e depois, clicar em “receber”. Com isso, você terá acesso à sua chave de recebimento; este é o endereço da sua carteira e ele também existe como código QR. Você pode deixar um cartaz ou adesivo com o código da sua carteira para a pessoa pagar no seu estabelecimento, ou mandar o endereço no WhatsApp para quem quer que vá te pagar. Depois disso, é só pedir para ver o comprovante de pagamento da pessoa e confirmar o recebimento na sua carteira. Tudo isso acontece em segundos e é muito, muito fácil com as carteiras de celular. É bem parecido com o Pix, pra falar a verdade.

Para pagar alguém com bitcoin, basta clicar em “enviar” no aplicativo na sua carteira e colar a chave ou ler o código QR de quem vai receber.

Isso pode ser bastante útil, caso você precise pagar ou receber de alguém de outro país. No bitcoin não existe o imposto IOF, que se paga sobre transações financeiras internacionais. Então, fica bem fácil e barato pagar e receber internacionalmente.

Nada se iguala ao sentimento de receber ou pagar em bitcoin pela primeira vez.

Conclusão

Agora você tem toda a informação necessária para comprar, enviar e receber bitcoin. Como todo esse processo é novo para você, leia tudo com bastante atenção. Sempre leia tudo com cuidado para não acabar enviando seus reais ou bitcoins para o lugar errado.

Sobre o autor: Rodrigo é voluntário da Bem Gasto, professor de inglês, tradutor e gosta de estudar economia e programação

Deixar uma resposta